segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como desenhar em perspectiva

Seus desenhos de prédios parecerão mais realistas se você usar perspectiva. Essa é uma maneira de desenhar um objeto para que o desenho indique a profundidade. Um objeto distante aparenta ser menor do que um objeto mais próximo, mesmo que eles tenham o mesmo tamanho. Um desenho feito em perspectiva mostrará dois objetos em seus tamanhos relativos exatos.
Aprenda como usar a perspectiva para desenhar esse prédio.
Aprenda como usar a perspectiva para desenhar esse prédio
É fácil desenhar objetos próximos e distantes no tamanho correto se você utilizar os pontos de fuga. Se observar um par de trilhos de uma estrada de ferro, você pode perceber que à distância eles parecem se encontrar. O ponto em que as linhas paralelas parecem se encontrar é chamado de ponto de fuga.

Desenhar um prédio requer dois pontos de fuga - um em cada lado do prédio. Esses dois pontos representam o ponto em que as linhas horizontais do prédio se juntarão se forem compridas o bastante.

Nessa seção, nós mostraremos como usar a perspectiva em seus desenhos. Você pode desenhar à mão livre enquanto olha para o monitor do seu computador ou pode imprimir essa página para ver mais detalhes de cada passo.

Aqui nós mostraremos uma ilustração de cada passo e então, faremos uma descrição de como desenhar. Siga as linhas vermelhas de cada ilustração para saber exatamente o que desenhar naquele passo. As linhas desenhadas nos passos anteriores são mostradas em cinza.
Para usar a perspectiva enquanto desenha um prédio, faça uma linha reta ao longo da folha.
Passo 1: para usar a perspectiva quando for desenhar um prédio simples, faça uma linha reta ao longo da folha. A linha representará o horizonte e os pontos de quaisquer extremidades dela serão os seus pontos de fuga. Então, desenhe uma linha vertical que se estende através da linha horizontal para indicar o canto frontal do seu prédio. O canto frontal é a extremidade mais alta porque está mais próxima de você.
Para continuar desenhando com perspectiva, faça uma linha conectando o topo da linha vertical com o ponto de fuga esquerdo.
Passo 2: se você desenhar uma linha reta conectando o topo dessa linha vertical com o ponto de fuga esquerdo, e então desenhar outra linha reta conectando o topo da linha vertical com o ponto de fuga direito, essas duas linhas indicarão o ângulo apropriado para a linha do telhado. Conecte a parte de baixo da linha vertical com ambas as extremidades da linha horizontal. Agora, você desenhou o ângulo apropriado para a parte de baixo do prédio.
Para desenhar com perspectiva, faça uma linha vertical entre as linhas diagonais.
Passo 3: entre essas linhas diagonais, faça outra linha vertical quase até a metade em qualquer lado da linha do centro. Estes são os lados esquerdo e direito do prédio.
Para desenhar algo paralelo ao telhado da casa, faça uma linha do canto aos pontos de fuga.
Passo 4: para desenhar algo paralelo à linha do telhado da casa - os topos da janela, por exemplo - faça uma linha do canto frontal do prédio até cada um dos dois pontos de fuga. Isso mostra o ângulo correto para outras linhas paralelas ao topo e à parte de baixo do prédio.
Para finalizar seu desenho em perspectiva, acrescente janelas, uma porta e uma chaminé.
Passo 5: finalize o prédio acrescentando janelas, uma porta e uma chaminé. Apague marcas de lápis desnecessárias. Agora você tem uma estrutura de aparência realista para trabalhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário